quinta-feira, 10 de março de 2011

Um olhar atento

“Além do espelho haverá sempre um lugar que encontro com o real que nos aguarda”. Vanessa Brasil

Olhar cuidadosamente as imagens, penetrar nos seus meandros, estabelecer conexões e buscar um sentido. Esta é a proposta da jornalista, professora e pesquisadora Vanessa Brasil Campos Rodríguez no livro de estreia Além do Espelho: análises de imagens de arte, cinema e publicidade. Na obra, que será lançada no dia 30 de março, em Salvador, na Galeria do Livro do Espaço Unibanco Glauber Rocha, a autora pretende estimular o leitor a uma entrega mais aprofundada, de forma poética e desafiadora, às imagens que nos rodeiam.

O título inédito conta com sete ensaios onde a autora trabalha com uma linguagem simples, sem perder a seriedade acadêmica, apoiando-se na antropologia, na semiótica e na psicanálise. O livro - contemplado pelo edital de Apoio a edição de livros de autores baianos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) - é dividido em três partes que compreendem a leitura de imagens das artes plásticas, do cinema e da publicidade, campos atraentes para leitores contemporâneos e estudiosos. Em 142 (confirmar este dado) páginas ricamente ilustradas, Vanessa proporciona aos pesquisadores e apaixonados por uma boa leitura um material de investigação com um olhar diferenciado sobre as obras do Renascimento e Barroco, o cinema dos diretores John Ford e Hitchcock, assim como os anúncios publicitários sedutores. O resultado é um livro que atrai por seu cuidado estético e seu conteúdo sério e inovador, sem os hermetismos que costumam reinar nesta área.

A obra - A abertura do livro de ensaios Além do Espelho é dedicada às artes plásticas e traz uma análise da escultura de Nossa Senhora de Montserrat, obra de Frei Agostinho da Piedade, escultor português que viveu na Bahia no século XVII. Para Vanessa Brasil, o trabalho cuidadoso de leitura de todos os ornamentos da obra em terracota, que está no Museu de Arte Sacra da Bahia, é uma homenagem à terra onde vive. Em outro capítulo, a análise de obras renascentistas e barrocas mostra o simbolismo presente em elementos como a joia, a luz, o brilho ou um gesto de êxtase.

O campo cinematográfico também faz parte dessa aventura de analisar imagens. No clássico ‘Mogambo’ de John Ford, a autora mostra como a personagem feminina passa por um processo de transformação enfrentando a selva africana e, ao mesmo tempo, o seu corpo e suas demandas. Em ‘Psicose’, de Alfred Hitchcock, o leitor depara-se com uma análise minuciosa e vê como o mestre do suspense coloca em evidência o olhar e suas múltiplas metáforas através de uma direção cuidadosa e inovadora.

Para finalizar, Vanessa Brasil trabalha com os artifícios presentes nos anúncios publicitários sedutores, estabelecendo um diálogo constante com as artes plásticas analisadas na primeira parte do livro. Ela arremata com a tese de que a mulher esplendorosa e fulgurante presente em alguns anúncios nada mais é do que a materialização de uma imagem criada para a mulher pós-moderna. Após mergulhar nos temas do livro que a autora desenvolve com prazer e paixão confessos, o leitor estará estimulado a ver as imagens com outros olhos, buscando sua aventura e seu sentido, elementos que lhe permitirão deslocar-se além do espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário